segunda-feira, 16 de abril de 2012

http://100leitor.blogspot.com.br
Minha primeira lição gostosa
Não tenho recordações prazerosas durante os primeiros quatro anos na escola.  Era época da ditadura e, se havia biblioteca na escola municipal, em São Paulo, nesse período, eu não a conheci. A professora da 1ª e 2ª séries era a mesma, mas uma fera. Deixou lembranças metodológicas... Nos dois anos seguintes, não me recordo nem da fisionomia das professoras... Acho que por simplicidade meus pais nem tocavam no assunto leitura. Comecei a gostar de ler andando de ônibus. Não escapava nada aos meus olhos sempre atentos às placas, paredes, toldos... Na 5ª série tive a felicidade de ser aluno de uma professora de Português que sempre pedia a mim para que lesse os textos no livro didático. Foi a primeira lição gostosa... Não porque os textos eram bons; nem me lembro deles. Mas porque eu era o escolhido e havia um certo carinho no olhar, na forma de se relacionar comigo. Ela foi a responsável por eu gostar de ler até a 6ª série. Compartilhava com esta professora umas leituras que fazia em uma banca de venda de jornais e revistas. Como naquela época nada vinha lacrado, eu lia de tudo... Foram mais ou menos dois anos de boa experiência na banca ajudando meu tio e, de certa forma, a mim também. Compartilhava, como já disse, algumas leituras, outras nem me atrevia, mas como foi bom!

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário