segunda-feira, 14 de maio de 2012


Relato Reflexivo

Fazendo uma reflexão sobre o processo pelo qual passei neste curso de práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, com minhas contribuições no desenvolvimento das atividades e a troca de experiência, incluindo as dúvidas e dificuldades, notei que não basta, na atualidade, ficar restrito apenas aos conhecimentos de quando me formei; senti que é necessário “banho de modernidade” ao se falar de produção de gêneros diferentes. Com relação aos objetivos do curso em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais, achei difícil falar de mim mesmo, dos meus gostos e como sou. Senti que estava me expondo. Ao dar opiniões pisei em ovos. Fiquei mais tranquilo quando dei meu depoimento na web sobre meu processo de leitura e escrita, mas as lembranças mexeram comigo. Apesar de ter dito que não confiava no sistema de compras via internet, já fiz, anteriormente ao curso, cadastro em livrarias. Contudo, achei fácil fazer as atividades relativas a preencher cadastros em sites de compras. Quando tive que criar um blog me senti encurralado. Não fosse minha colega de grupo, ia me dar um treco. Nunca acessei um blog. Foi a primeira vez que experimentei passar por esta experiência, no entanto, notei que criar blog é um recurso que deve ser usado nas escolas como forma de divulgar, trocar experiências, aprender e se divertir com as publicações. Não aprendi tudo que devo aprender, mas fiquei motivado para conhecer melhor todos os recursos para alimentar um blog. Percebi que a produção de crônica trouxe mais dificuldade, no sentido de produzi-la, diferentemente das produções de notícias voltadas às classes A, B e popular.
Notei que os módulos do curso fizeram refletir sobre a produção, leitura e questionamentos acerca dos gêneros voltados às dificuldades de produção e interpretação, com foco na criação e participação em blog. Sobretudo, que culto é quem é bem informado e consegue dialogar com todos mediante as diversidades. Diferentemente do culto em literatura, pintura...
Considerei que o tempo estipulado para realizar as atividades foi ótimo. Não fosse isso, ficaria sem poder participar.

Renato Rezende Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário