quarta-feira, 9 de maio de 2012


                                        Relato Reflexivo
O curso "Leitura e Escrita  em Contexto Digital" ampliou muito meus conhecimentos sobre a utilização da mídia nas situações do cotidiano tanto escolar quanto pessoal. Os textos sugeridos para leitura durante o curso são muito bons, tanto que os utilizei como leitura nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). As interações nos fóruns foram muito produtivas, pois tive a oportunidade de conhecer novos colegas, escrever e ler textos de diversos gêneros, criar um blog coletivo, comentar e receber comentários de textos postados, etc.
Um texto que li e me chamou muito a atenção foi o da Roxane Rojo, onde ela fala que se não ensino meu aluno a ler criticamente estou tirando dele o "direito de cidadania": nunca tinha me atentado para tal fato. Também adorei a atividade onde foi relatada uma sequência de fatos e cada grupo escreveu um texto com gêneros diferentes. Foi realmente uma atividade muito interessante e também uma sugestão para usarmos em sala de aula.
Realmente precisamos rever nossas práticas em sala de aula, pois não dá mais para dar aquelas aulas em que o professor ensina e o aluno aprende. Temos ao nosso alcance uma infinidade de recursos metodológicos e entre eles o tecnológico, o qual deve ser utilizado nas práticas diárias no contexto escolar. 
Autora: Gersoni Regina Imbriani Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário